O objetivo passa por promover valorizar os elementos patrimoniais, ambientais e paisagísticos da vila.
Foi aprovada para recebimento de fundos comunitários a candidatura apresentada pela Junta de Freguesia do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, denominada “Por Terras de Bernardim”. Trata-se de uma candidatura que visa a preservação, conservação e valorização de elementos patrimoniais, paisagísticos e ambientais.
O Plano de Educação Patrimonial, o Plano de Marketing e Comunicação, e a Rede de Percursos Pedestres são alguns dos “chapéus” que envolvem um vasto conjunto de ações do projeto agora aprovado.
O projeto designado “Por Terras de Bernardim” surgiu após um elaborado trabalho de pesquisa efetuado por elementos e serviços locais. Pretende transformar em experiências, produtos e serviços de âmbito turístico os recursos endógenos identificados no território, contando sempre com as gentes da freguesia como protagonistas.
Bernardim Ribeiro, o poeta e escritor torranense renascentista dá o mote para um conjunto de ações que o projeto vai levar a cabo com vários parceiros e em dois eixos principais: envolvimento da comunidade e melhoria da atratividade do território.
Previsto está um Plano de Educação Patrimonial com iniciativas específicas para diferentes públicos, nomeadamente os alunos do agrupamento de escolas do Torrão numa ação denominada “Eu sou Bernardim”, mas também os adolescentes e jovens adultos, enquadrados no Fórum 14+ onde se procurará contribuir para a capacitação e integração dos mesmos, elegendo como ferramenta facilitadora o podcast.
De acordo com uma nota da Junta de Freguesia do Torrão, o público sénior será envolvido no Fórum Saber+, identificando-se os seus contributos para os mesmos objetivos comuns, ao passo que o Fórum Invest+ acolhe os empresários locais, para que sejam eles mesmos embaixadores do património natural e cultural do território.
Ao nível da atratividade, paralelamente, vai ser desenvolvido um Plano de Marketing e Comunicação sobre o Património Cultural e Natural do Torrão, identificando serviços e produtos de touring cultural e paisagístico atrativos, tendo em conta a conjuntura turística mundial, nacional e regional. Estudar-se-á a exequibilidade dos recursos associados e a integração do comércio, da restauração e dos alojamentos existentes.
Deste projeto fará parte a sinalização e certificação de uma rede de percursos pedestres e cicláveis, com cerca de 60 quilómetros, ao longo dos quais será colocada sinalética direcional, informativa e interpretativa recorrendo à utilização de materiais reciclados.