A recolha, integrada nos concursos “Separa e Ganha no Azul e no Amarelo”, contou com a participação de 86 estabelecimentos de ensino.
A Amarsul promoveu, no ano letivo de 2019/2020, a 2ª edição do programa Ecovalor que conta com os concursos “Separa e Ganha no Azul e no Amarelo” e que tem como objetivo a promoção da correta separação de resíduos recicláveis nos estabelecimentos de ensino, bem como criar hábitos de reciclagem junto da comunidade escolar.
A iniciativa contou com a adesão de 86 estabelecimentos de ensino, alcançando um universo de 61.500 alunos participantes. Com este programa, segundo a empresa, “garantimos que os resíduos recicláveis recolhidos voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria prima e, simultaneamente, as escolas são premiadas pelo seu bom desempenho ambiental”.
“O concurso decorreu entre outubro de 2019 e junho de 2020. Durante esse período, as escolas participantes separaram e encaminharam para reciclagem 46.566 kg de embalagens de plástico e metal e 106.806 kg de papel e cartão, ainda que esta edição tenha durado menos 2 meses que o habitual, devido ao encerramento antecipado das escolas resultante da pandemia do Covid-19. Contudo o empenho demonstrado pelos estabelecimentos de ensino, permitiu aumentar as quantidades separadas em 153.372 Kg”, lê-se numa nota de imprensa enviada ao Semmais Digital.
Pelo desempenho, a Amarsul irá atribuir 60 prémios aos estabelecimentos de ensino que conseguiram atingir o mínimo de 70 sacos de embalagens de plástico/metal e/ou 1 tonelada de papel/cartão durante o ano letivo 2019/2020.
Refira-se que este tipo de concurso integra a oferta de educação ambiental da Amarsul – o Programa Ecovalor – que inclui ainda visitas às instalações, disponibilização de materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização internas e externas, que chegaram a mais de 4.700 participantes.
No âmbito do projeto, a Amarsul disponibilizou equipamentos para a deposição seletiva, nomeadamente, ecobags para as salas de aula, suportes metálicos e sacos para as zonas exteriores do recinto escolar, bem como formação à comunidade escolar. Dado o sucesso desta 2ª edição do concurso ‘Separa e Ganha’, a iniciativa vai manter-se no próximo ano letivo.






