Barragem do Caia, em Elvas, assegura campanha de rega deste ano

A atual campanha de rega de culturas de primavera/verão está assegurada no perímetro da Barragem do Caia, em Elvas, podendo ainda ficar água armazenada para o ano, indicou hoje Associação de Regantes e Beneficiários.

“Atualmente, estamos com 35% da capacidade total, cerca 67 milhões de metros cúbicos de água armazenados, e as culturas vão começar a necessitar de menos água. A campanha termina a 30 de outubro e, em princípio, vamos ficar com alguma reserva para o ano”, disse à Lusa Luís Rodrigues, da Associação de Regantes e Beneficiários do Caia.

Segundo o responsável, dos 67 milhões de metros cúbicos disponíveis, 35 milhões fazem parte do volume que está cativo, nomeadamente para abastecimento público, camada morta e perdas, tanto na rede de distribuição, como de evaporação na albufeira.

A albufeira do Caia tem uma capacidade total de 203 milhões de metros cúbicos de água.

“No ano passado, quando acabámos a campanha, no dia 15 de outubro, havia 28 milhões de metros cúbicos na barragem, 14% da capacidade total, o que não dava para começar. Depois começou a chover e começámos a campanha no dia 4 de maio já com 90 milhões de metros cúbicos”, recordou.

A Barragem do Caia é também fonte para o abastecimento público de água aos concelhos de Elvas, Campo Maior, Monforte e Arronches, no Alto Alentejo.

No final do mês de julho aumentou a área do território continental em seca, com as regiões do Baixo Alentejo e do Algarve a ficarem sob seca moderada, pontualmente severa, apontou um relatório divulgado no dia 07 deste mês pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Comparativamente ao final de junho, houve no fim de julho uma “diminuição significativa” da percentagem de água no solo, com os valores a serem inferiores a 20% nas regiões Nordeste, Vale do Tejo, Baixo Alentejo e Algarve.

A quantidade média de chuva no mês passado correspondeu a 30% do valor normal.