Alandroal investe 40 mil euros em habitações de famílias necessitadas

Os trabalhos de reabilitação vão abranger, até final do verão, as casas de cinco agregados.

A Câmara Municipal do Alandroal vai iniciar o projeto de reabilitação de um conjunto de habitações de algumas das famílias mais carenciadas do concelho. Ao todo serão gastos cerca de 40 mil euros.

O anúncio das obras diz também que o município, que pagará 28 mil euros do total, celebrou um protocolo com a Fundação Manuel António da Mota e a Associação Just a Change, sendo que esta última irá colocar no terreno 25 voluntários para ajudarem nos trabalhos.

A autarquia refere que estão sinalizadas no concelho cinco famílias cujas habitações necessitam de obras, num total de nove pessoas. Os trabalhos, que incluem a melhoria da habitabilidade geral, renovação de coberturas e construção de casas-de-banho e cozinhas, deverão ser executados até final do verão.

“Será ainda desenvolvido um projeto-piloto na área ambiental que visa o aproveitamento de águas da chuva para a rega de uma pequena horta associada a uma habitação, criando independência para esta atividade em relação à rede de distribuição de água”, revelou ainda a edilidade.

Estas intervenções realizam-se em complemento ao Programa de Melhoramentos Habitacionais para Estratos Sociais Desfavorecidos. A sua realização está integrada na Estratégia Local de Habitação desenvolvida pelo município no presente mandato.