Casos Covid na freguesia de S. Sebastião, Setúbal, sob controlo

Dos quatro casos Covid detetados em funcionários da junta de freguesia de S. Sebastiao, em Setúbal, o mais grave é de uma administrativa que se encontra em coma induzido no hospital Garcia de Orta, em Almada. Um dos doentes já está curado.

O primeiro caso foi confirmado quarta-feira da semana passada, quando uma funcionária recorreu a linha Saúde 24 por apresentar sintomas da doença. O teste realizado posteriormente confirmou a infeção. Na sequência desta ocorrência as autoridades de saúde, em articulação com a Junta de Freguesia, realizaram teste aos funcionários dos serviços administrativos da autarquia, onde a doente trabalhava, que vieram a confirmar outros três casos da Covid-19.

“Os serviços da junta foram encerrados quinta e sexta da semana passada, exatamente para despistar as eventuais situações junto de outros funcionários da Junta. Os testes realizados deram negativo para os restantes”, disse ao Semmais Digital Nuno Costa, Presidente da Junta de S. Sebastião.

Segundo a mesma fonte, no total, foram testadas 25 pessoas, incluindo as quatro funcionárias infetadas. “Estas funcionárias, embora todas da área administrativa, trabalhavam em locais distintos e a maior parte não tem contato com o público”, explica Nuno Costa.

Entretanto, as instalações foram desinfetadas com uma solução de ozono e foram implementadas todas as medidas de contingência, sendo que os serviços da junta já se encontram abertos desde segunda-feira.

“Já dispúnhamos de um largo conjunto de medidas preventivas e sanitárias, e felizmente estes quatro casos foram detetados fora de serviço, uma vez que houve a consciência de recorrer a Saúde 24 assim que os primeiros sintomas se manifestaram”, disse Nuno Costa.