GNR detetou 63 infrações em fiscalização ao campismo e caravanismo em Setúbal

Das 62 infrações registadas, 58 foram por caravanismo fora dos locais autorizados, puníveis com coima de 150 a 200 euros, e cinco por estacionamento indevido nas praias, dunas e arribas, puníveis com multas até 2 500 euros.

O Comando Territorial de Setúbal, através dos Núcleos de Proteção Ambiental, realizou segunda-feira, no âmbito da operação “Verão Seguro 2020 – Campismo e Caravanismo ilegal”, uma ação com o objetivo de fiscalizar a prática de campismo e caravanismo em situação irregular, na orla costeira do distrito de Setúbal.

Das ações de fiscalização, foram detetadas 62 infrações, das quais 58 resultantes de caravanismo fora dos locais autorizados, puníveis com coima de 150 a 200 euros, e cinco por estacionamento indevido nas praias, dunas e arribas, puníveis com coima até 2 500 euros.

“O campismo e caravanismo selvagem são um problema identificado, que constitui um fator de destruição de habitats, alguns deles protegidos. Além disso, representam uma ocupação ilegal, da qual resulta uma degradação dos locais utilizados, por deposição descontrolada de resíduos. Por outro lado, no âmbito do atual contexto da pandemia Covid-19, é fundamental o cumprimento das regras relativas à circulação nos acessos à praia, evitando-se o cruzamento de pessoas, às instalações balneares e à ocupação do areal, de forma a respeitar o distanciamento físico recomendado”, lê-se numa nota da GNR.

A operação envolveu militares dos Destacamentos Territoriais de Almada, Setúbal, Grândola, Santiago do Cacém e dos Destacamentos de Trânsito e Intervenção.