Jornal Semmais já está nas bancas da região

Na edição desta semana, damos a conhecer a verdadeira revolução que está a acontecer no setor dos transportes rodoviários da AML Vai haver novas viaturas, mais carga horária e novos percursos. A AML e as autarquias vão investir 1,2 milhões de euros. Tem que estar tudo operacional até final do ano.

Em entrevista exclusiva ao Semmais, Nuno Mascarenhas diz que quer Sines como peão em terra e no mar. O autarca diz que o concelho vai ser o ‘coração’ do hidrogénio verde e ganhar ainda mais escala nacional e internacional. Afirma a “forte ligação” a Setúbal, mas admite ser peão do desenvolvimento do Alentejo, do hinterland com Espanha e das rotas marítimas mundiais.

A setubalense Teresa Almeida deverá passar no escrutínio autárquico que vai eleger a presidência neste novo ciclo das CCDR. As negociações estão a decorrer entre as cúpulas do PS e do PCP.

Este é um ano atípico até em matéria de incêndios. São menos fogos, menos área ardida e uma quebra nas ocorrências superior a 50%, face à média registada na última década. É este o retrato dos incêndios rurais no distrito de Setúbal, até ao último dia de agosto com base nos dados disponíveis e avançados ao Semmais pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal.

As pontes ‘perderam’ 4,5 milhões de carros em três meses. Dados estatísticos da Lusoponte mostram que a pandemia, entre maio e julho deste ano, provocou uma redução de quase um quarto do tráfego, face a igual período do ano passado.

Mesmo que a produção decresça, a qualidade das uvas da região está assegurada e os vinhos da península devem chegar perto dos 50 milhões de litros. CVRPS, Casa Ermelinda Freitas e Adega de Pegões garantem a qualidade. Só um recrudescimento da pandemia de Covid-19 poderá prejudicar os resultados. Os produtores lamentam não. terem mais quantidade para exportação.

O estado de contingência obriga à substituição da “Festa das Vindimas” pelo “Vindimas 2020”. Pela primeira vez desde 1963 a vila de Palmela não cumpre a tradição que celebra a uva, o vinho e a região que dá origem a alguns dos melhores e mais afamados néctares produzidos pelos palmelenses.

 

Estas e outras notícias da atualidade, no seu Semmais.

Somos informação segura e confirmada. Obrigado pela confiança.

Fique seguro!

Nós informamos.