Duas corridas e uma novilhada preenchem um cartel considerado de luxo.
A Feira Taurina da Moita, um dos maiores eventos do género que se realiza em Portugal começa ontem e prolonga-se até sexta-feira.
No ano da sua 70ª edição, o evento conta com diversas corridas de touros e uma novilhada, sendo os cartéis, de acordo com os entendidos, de grande qualidade.
O empresário Ricardo Levezinho diz que a organização está muito satisfeita porque “sentimos que os aficionados gostaram dos cartéis. A procura tem sido muito intensa e a expectativa é de grande ambiente nas três corridas. Que sejam corridas de triunfos de verdade e com a emoção que caracteriza uma tauromaquia de verdade”.
O gestor da praça da Moita refere ainda que “no certame, conta-se com a presença do matador de toiros Miguel Ángel Perera, máxima figura do toureio mundial, bem como de grandes figuras de destaque da nossa tauromaquia do toureio a cavalo e a pé”.
De destacar a realização de uma corrida só de matadores e todos portugueses, hoje, dia 16, algo pouco habitual no país. Espaço também para os novos valores na novilhada que decorre na sexta-feira. A tourada de quinta-feira comemora o 45º Aniversário da Fundação dos Forcados Amadores do Aposento da Moita.
Hoje pelas 22h00. é vez de atuarem os matadores Nuno Casquinha, ‘Cuqui’ e ‘Juanito’. Os touros são da Ganadaria Palha.
Quinta-feira, dia em que se celebra o 45º aniversário da fundação dos Forcados Amadores do Aposento da Moita, atuam os cavaleiros António Telles, Filipe Gonçalves, João Telles, Andrés Romero, António Prates e Tristão Ribeiro Telles (amador). Os forcados aniversariantes terão a responsabilidade de pegar exemplares da Ganadaria Mata-o-Demo.
Por fim, no dia 18, também às 22h00, realiza-se uma novilhada popular, onde participam os cavaleiros praticantes Francisco Núncio e António Núncio. Para as pegas entram na praça os forcados do Aposento da Moita. Os novilheiros praticantes serão Paula Santos, Yeray Gomez, Duarte Silva e Filipe Martinho. Os animais a lidar pertencem às ganadarias Palha, Branco Núncio, Ascensão Vaz, Canas Vigouroux, Falé Filipe e Calejo Pires.