Janela Única Logística implementada no porto de Setúbal em novembro

Toda a atividade portuária será mais eficiente, mais rápida e mais barata.

A Janela Única Logística (JUL), sistema que pretende melhorar o desempenho de todas as atividades portuárias de modo a aumentar os índices de competitividade gerais, vai entrar em funcionamento em Setúbal em novembro, segundo informou a Administração dos Portos de Sines e Setúbal (APSS).

Em comunicado de imprensa, a APSS diz que a JUL tornará o porto sadino mais competitivo e, em simultâneo, dotá-lo-á de processos totalmente digitais, tornando assim as operações mais rápidas e mais baratas.

A JUL, cuja formação foi feita online, devido à pandemia de Covid-19, é um alargamento da Janela Única Portuária (JUP) a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas. Irá contribuir para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.

O projeto JUL é desenvolvido pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), sob a tutela do Ministério do Mar que coordena e envolve outros organismos deste ministério e a Associação dos Portos de Portugal (APP).