Na primeira fase de colocação foram preenchidas 92 por cento das vagas. Em 33 cursos, 25 já estão completos.
A Universidade de Évora (UÉ) terá neste ano letivo mais 1151 estudantes, os quais foram colocados através do Concurso Nacional de Acesso. Tal significa que foram preenchidas na primeira fase de colocação 92 por cento das vagas existentes e representa um aumento percentual de 20 por cento em relação ao ano letivo transato.
Os novos estudanteS universitários estão distribuídos por 33 cursos de licenciatura e mestrado integrado, 25 dos quais preencheram a totalidade das vagas nesta primeira fase.
O número de estudantes internacionais admitidos em licenciaturas e mestrados integrados acende a 354, de 63 nacionalidades diferentes, registando assim um aumento de mais de 50 por cento relativamente aos matriculados neste ciclo de estudos em 2019/2020, sendo que a totalidade das vagas foi preenchida na 2ª fase. Para Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, ‘estes números dão-nos confiança para continuar a construir uma Universidade aberta ao mundo; queremos construir pontes ao invés de muros’.
Apesar deste ter sido um ano profundamente atípico, considerando os vários concursos de acesso, a UÉ manteve a tendência de crescimento dos últimos anos, prevendo-se um incremento do número de novos estudantes na licenciatura e mestrado integrado superior a 15 por cento (de 1496 em 2019/20 para cerca de 1750 novos estudantes em 2020/21).
São resultados que Ana Costa Freitas, considera ‘extraordinariamente gratificantes’ porque, ‘apesar das circunstâncias, a procura de formação, de qualificação, de conhecimento, ganhou novo fôlego’.








