Comboio Turístico Mineiro de Aljustrel com luz verde para avançar

A candidatura apresentada pelo município foi aprovada e ascende a 400 mil euros.

A Câmara Municipal de Aljustrel assinou esta semana em Évora, com o Turismo de Portugal, o contrato de financiamento que permitirá efetivar o projeto “Trilhos da Memória – Centro Interpretativo Ferroviário e Comboio Turístico Mineiro”.

Com esta candidatura aprovada, que terá um investimento total de perto de 400 mil euros, e que recebeu agora a oficialização de apoio, no âmbito do Programa Valorizar, será possível prosseguir com o desenvolvimento de uma rota turística ligada ao Parque Mineiro de Aljustrel, valorizando-se, assim, o património móvel ligado à tradição da atividade mineira e ferroviária e colocando em evidência o património industrial que marca as vivências do concelho.

A candidatura, diz o município, permitirá ainda a aquisição de um comboio turístico, que será uma réplica de uma antiga locomotiva (elétrica), que vai estabelecer a ligação entre os vários elementos e locais expositivos.

Aljustrel foi um dos 24 municípios do Alentejo e do Ribatejo contemplados com esta linha de financiamento, que no total representa um investimento superior a 6,8 milhões de euros. O segundo aviso do Programa Valorizar recebeu 352 candidaturas, registando-se a aprovação de 85.

O Programa Valorizar foi criado em 2016 com o objetivo de promover a contínua qualificação do destino turístico Portugal, nomeadamente através da regeneração e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo e da valorização do património cultural e natural do país, promovendo, de igual modo, condições para a desconcentração da procura, para a redução da sazonalidade e, assim, para a crescente criação de valor e de emprego.