Novos comboios vão circular nas linhas de Évora e Beja

O material fornecido por uma empresa suíça custa 167,8 milhões de euros e deverá chegar a partir de 2023. Entrega atrasou devido a impugnação do concurso internacional.

A CP – Comboios de Portugal, vai poder utilizar em breve, nas linhas de Évora e Beja, 22 novos comboios regionais. Trata-se de material circulante, onde se incluem 12 automotoras híbridas (que podem funcionar a diesel e a eletricidade), que havia sido escolhido através de concurso internacional em 2019, mas cuja entrega ficou suspensa durante quase um ano, após impugnação apresentada por uma das empresas preteridas.

Segundo refere o Dinheiro Vivo, as composições suíças da marca Stadler foram escolhidas após terem vencido o concurso público, apresentando um valor de 167,8 milhões de euros, menos 500 mil euros do preço/base.

A entrega do material, onde também se incluem dez automotoras elétricas, estava prevista para 2023, só que a empresa espanhola CAF resolveu impugnar o concurso alegando um erro processual. Tal obstáculo fez com que a CP tivesse de alterar todo o seu planeamento, nomeadamente o período de aluguer de 24 automotoras a gasóleo à também espanhola Renfe, o qual terá agora de se prolongar por mais dois anos. Tal representa, ainda de acordo com a informação do mesmo jornal, um dispêndio de mais 7,5 milhões de euros anuais (312 mil euros por comboio).

O Flirt 160 foi o modelo da Stadler escolhido e vencedor deste concurso. É um comboio regional com um só piso, que pode ser facilmente adaptado às necessidades da CP. Esta automotora pode utilizar entre duas e oito carruagens, estando preparada para circular com tração elétrica, híbrida ou exclusivamente a diesel. O modelo tem portas largas, de piso rebaixado, que facilitam a entrada de crianças, idosos e de pessoas com mobilidade reduzida, ou então dos carrinhos de bebé ou bicicletas.

A Stadler é uma marca de comboios que está presente em toda a Europa, tanto com unidades com bitola métrica, bitola europeia e bitola ibérica, a mais larga. Em mais de uma década, já foram fabricadas mais de 1400 unidades.