Almada acolhe “IV Congresso de História Local”

No decorrer do congresso será dinamizada a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas no domínio da história local, assim como os desafios na contemporaneidade.

Almada acolhe, nos dias 15 e 16 de outubro, o “IV Congresso de História Local”, no Auditório Osvaldo Azinheira – Cineteatro da Academia Almadense.

Neste encontro será dinamizada a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas no domínio da história local, assim como os desafios na contemporaneidade. Serão, igualmente, partilhadas experiências no contexto da investigação e valorização da história e memória coletiva e individual, de uma região ou comunidade.

Segundo a autarquia,  estará em destaque a História Local de Almada, com a apresentação de temas como a “Arte-xávega na Costa da Caparica”, “O planeamento urbano em Almada”,” Um pequeno estaleiro naval no Ginjal nos anos 20 do século XX”, “O movimento associativo na cidade de Almada” ou “O contributo da arqueologia para o estudo da história local”.

No dia 15 de outubro, pelas 12h45, será apresentado o livro “Oposição ao Estado Novo no Concelho de Almada”, de Paulo Jorge, que analisa a resistência ao Estado Novo no concelho de Almada entre 1933, data da constitucionalização do regime, e 1958, com o término da campanha de Humberto Delgado, tanto do ponto de vista político como cultural.

Estão ainda previstas visitas guiadas às exposições “Pórtico de Identidade. A Lisnave em Almada (Museu Naval) e Almada: Um território em seis ecologias” (Museu da Cidade), e um percurso guiado pelo núcleo antigo da cidade passando pelos seus locais mais emblemáticos e terminando com mostra documental no Arquivo Histórico Municipal.

O IV Congresso de História Local é organizado pelo Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), com o apoio da Câmara Municipal de Almada.