João Ferreira e Liliana Veríssimo venceram edição 2020 do Lidl Setúbal Triathlon

O triatleta João Ferreira, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa foi o vencedor da prova masculina, organizada pela autarquia sadina juntamente com a HMS Sports, com 3 horas, 58 minutos e 23 segundos de tempo. É a terceira vez que o atleta vence esta competição que é composta por 1,9 quilómetros de natação, 90 de ciclismo e 21,1 de corrida.

Em segundo lugar ficou o espanhol Alberto Garcia, do Estoril-Praia Credibom, com 3 horas, 59 minutos e 42 segundos de tempo de prova, e em terceiro o brasileiro Danilo Pimental, da Ontrisports, com 4 horas,1 minuto e 5 segundos.

Já a atleta Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, foi a vencedora da prova feminina com o tempo de 4 horas, 43 minutos e 2 segundos, depois de na edição passada ter conquistado o segundo lugar.

No segundo lugar do pódio, com o tempo de 4 horas, 53 minutos e 9 segundos, ficou Susana Mateus a representar também o Núcleo do Sporting da Golegã e o terceiro lugar pertence a Mariana Marques, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, com o tempo 4 horas, 54 minutos e 16 segundos.

Para além das provas individuais, o Lidl Setúbal Triathlon também premiou a melhor equipa em competição, com o Estoril-Praia Credibom a receber esta distinção. Pela primeira vez na história do evento desportivo, realizou-se uma competição de estafetas, ganha pela equipa Ontrisports.

Devido à pandemia de Covid-19, a prova foi adaptada às normas impostas pela Direção Geral de Saúde, o que significa que foi realizada por fases, com apenas seis atletas a saírem de cada vez e sem convívio final na zona de meta.

O início da prova deu-se no areal do Parque Urbano de Albarquel (PUA), onde os atletas cumpriram uma única volta de 1,9 quilómetros a nado, dentro de um circuito definido no rio Sado. Depois da conclusão desta fase, os atletas passaram pela zona de transição, ainda no PUA, e passaram de seguida para a fase de ciclismo, percorrendo um percurso de 90 quilómetros com quatro troços, passando pela Avenida Luísa Todi, Serra da Arrábida e pelas praias da Figueirinha, Galapinhos e Portinho da Arrábida.

O último setor da prova de triatlo, a corrida, foi disputada em quatro voltas num percurso de 21,097 quilómetros, com a meta situada junto ao Largo José Afonso.