O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) possibilita, agora, a extensão dos cuidados médicos para o regime domicílio, sendo que ontem, 3 novembro, internou o primeiro doente. A nova valência está ao encargo do Departamento de Medicina e Especialidades Médicas.
A Unidade Médica de Hospitalização Domiciliária (UMHD) tem como propósito auxiliar os doentes residentes nos concelhos abrangidos pela área de influência do CHBM (Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo), que possuem doenças incuráveis, progressivas, ou degenerativas que se encontrem em situação terminal. A hospitalização domiciliária, só ocorre com o consentimento voluntário dos pacientes.
No panorama atual, “a UMHD poderá vir a ser um recurso imprescindível de modo a assegurar o acompanhamento dos doentes com Covid-19 no domicílio, promovendo a saída precoce do internamento hospitalar convencional, para uma solução mais gradual de acompanhamento, nas situações clinicamente adequadas, ou mesmo no acompanhamento integral no domicílio destes doentes, diminuindo a pressão sobre o internamento hospitalar, reservando essa capacidade instalada para situações mais críticas da doença”.
Este tipo de auxílio está disponível, ao longo das 24 horas e todos os dias do ano, para o utente.