“Da Calçada para o Museu” presta tributo aos detalhes da calçada portuguesa da cidade de Setúbal, a partir de uma exposição fotográfica e documental realizada por Pedro Soares.
A exposição, presente no Museu do Trabalho Michel Giacometti, reúne cerca de quarenta fotografia, detalhando elementos na calçada da cidade, como o brasão do município, figuras geométricas e ondas. A exibição presta, também, homenagem à profissão de calceteiro.
Na sala de exibição, “Calceteiros | Uma Identidade Profissional”, o visitante vai encontrar vários instrumentos de trabalho, da profissão de calceteiro, entre os quais picaretas e alavancas, assim como fotografias e testemunhos de Júlio Rosário, Francisco Pires e António Lopes, os únicos calceteiros, em atividade, no município. Além disso, encontra-se exposto um poema de Cesário Verde, alusivo a esta arte,
Noutra núcleo, encontra-se “Veja Lá Bem Onde Põe os Pés”, um projeto inédito, criado por Olinda Lima, com a finalidade de devolver magnificência à calçada setubalense e às pedras soltas e ilustradas, com temas referentes a ícones da cidade, desde Bocage a Luísa Todi e ao Sado, sem esquecer a Arrábida e o Vitória Futebol Clube.
Promovida pela câmara de Setúbal, a mostra pode ser visitada, gratuitamente, até 30 de dezembro, de terça a sexta-feira das 9h30 às 18h00, e, nos fins de semana devido às medidas do novo estado de emergência, entre as 14h00 e as 18h00.
A exposição contou, também, com a colaboração de outros fotógrafos, como Ana Lúcia Rodrigues, Ana Rita Santos, David Pereira, Lucinda Fernandes, Mónica Souza, Rui Lima e Teresa Barreto.