Câmara de Beja cria plataforma gratuita de compras online

A autarquia criou uma plataforma gratuita de compras online para ser usada por consumidores, empresários, comerciantes e prestadores de serviços do concelho, devido à pandemia.

Segundo o município, a plataforma “Beja Care” foi criada devido aos “tempos difíceis” da pandemia, que “alteraram profundamente a forma de viver e estar em sociedade” e provocaram “impacto social e pessoal e uma repercussão na economia”.

O município explica que, por causa do confinamento que começou em março deste ano, devido à Covid-19, decidiu avançar com a criação de uma plataforma intuitiva e gratuita que aglomerasse os negócios, permitisse uma interligação entre cidadãos e empresas e facilitasse o acesso de consumidores do concelho a bens e serviços.

Surgiu a “Beja Care”, que é “mais um instrumento gratuito ao serviço da economia local” e “uma plataforma de compras online, intuitiva, simples e aberta” aos consumidores residentes e/ou trabalhadores, empresários, comerciantes e prestadores de serviços do concelho.

Segundo a autarquia, “mais do que um espaço de divulgação e promoção das atividades económicas locais”, a plataforma, disponível no sítio de Internet http://bejacare.pt, pretende “facilitar e incentivar a interligação” entre as empresas e os consumidores, permitindo prestação de serviços e compras online, com várias modalidades de pagamento e opção de entrega dos produtos em casa ou via takeaway.

Através da plataforma, as empresas do concelho de Beja podem divulgar, publicitar, vender e adquirir produtos e serviços online. Já a população do concelho pode ter acesso a informações úteis sobre os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços locais, como horários, produtos e serviços disponíveis e formas de atendimento e pagamento. Também pode pedir e marcar serviços e comprar e receber produtos sem sair de casa, “evitando os constrangimentos que muitos sentem nas deslocações em tempos de pandemia”.

De acordo com a autarquia, a plataforma também pode ser usada por consumidores residentes fora do concelho de Beja, desde que as empresas tenham meios logísticos para realizar entregas noutros concelhos e os produtos adquiridos possam ser enviados à distância em condições de segurança e higiene. Desta forma, a “Beja Care” fomenta as compras e prestações de serviços e procura contribuir para “impulsionar a economia local”.

Qualquer empresa do concelho que venda produtos ou preste serviços a particulares pode registar-se na plataforma, preenchendo vários dados, que serão depois validados pelo município. Após a validação, as empresas terão acesso à plataforma, onde poderão inserir as informações relativas aos seus estabelecimentos, produtos e serviços e gerir as encomendas que receberem.

Os consumidores podem navegar na plataforma sem necessidade de registo para pesquisar e ver informações sobre os estabelecimentos registados, produtos à venda e serviços prestados. A pesquisa é “muito simples” e pode ser livre ou feita com recurso a filtros por setores e respetivas atividades, tipo de entrega e freguesia. No entanto, se consumidor quiser pedir ou marcar serviços ou fazer compras terá de se registar.

Apesar de ter sido “pensada para apoio à população no tempo de confinamento”, a plataforma “assume caráter de utilidade vindoura” e pode ser “verdadeiramente útil” para os consumidores e as empresas do concelho, frisa o município.