Câmara de Setúbal avança com concurso para construção de novo Centro de Saúde em Azeitão

O atual centro funciona numa moradia com pouco espaço e sem condições que garantam, aos azeitonenses, um bom acesso a cuidados de saúde primários.

Embora a construção de centros de saúde seja da responsabilidade do Poder Central e o facto do Governo não ter ainda assegurado o financiamento essencial para realizar o projeto, “a câmara de Setúbal decidiu garantir o arranque da obra, que corresponde a uma aspiração antiga por parte da população local”, afirma a autarquia em comunicado.

Segundo a mesma nota, a edilidade assumiu um acordo de cooperação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) para a construção da infraestrutura, tendo providenciado um terreno, junto da Piscina Municipal de Azeitão, e assegurou os arranjos exteriores.

O município assegurou ainda a candidatura a fundos comunitários, tal como a gestão da empreitada de construção. A elaboração do projeto de arquitetura, ao encargo da ARS-LVT, já está concluído, sendo agora possível lançar o concurso público para construção do Centro de Saúde de Azeitão.

“Na eventualidade, de não se registar qualquer atraso na emissão do visto pelo Tribunal de Contas, espera-se que em 2022 o novo Centro de Saúde de Azeitão, com a instalação de duas Unidades de Saúde Familiares, possa ser uma realidade”, lê-se na mesma nota.