Setúbal vai ter posto de carregamento rápido de viaturas elétricas

A cidade vai ter o primeiro posto de carregamento rápido para veículos elétricos na placa central da Avenida Luísa Todi, entre o Largo José Afonso e a Casa da Baía.

A Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), que dinamiza este projeto piloto, pretende instalar nos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra três postos de carregamento rápido para abastecer veículos elétricos em menos de trinta minutos. A finalidade é promover o transporte urbano sustentável e contribuir para a transição energética e a descarbonização do território.

Neste âmbito, a ENA vai ceder um total de oito viaturas elétricas, seis bicicletas, a repartir pelas câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra, e uma carrinha e uma bicicleta à aicep Global Parques. Estas viaturas vão ser entregues e testadas numa cerimónia a realizar no dia 27, às 12h00, na placa central da Avenida Luísa Todi, em frente ao Fórum Municipal Luísa Todi.

“A mobilidade urbana sustentável é uma das áreas de atuação que motivam o Território Arrábida – Património Partilhado, a marca que unifica a política de implementação de projetos intermunicipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com forte impacte no desenvolvimento social, económico e ambiental da região”, refere a autarquia sadina em comunicado.

“Um destes projetos é o Plano de Mobilidade Elétrica para o Território Arrábida, estratégia que propõe medidas específicas para a implementação da mobilidade elétrica na região, identificando oportunidades de intervenção segundo as características territoriais e os padrões de mobilidade e crescimento de cada município”, afirma.