A operação visa melhorar as infraestruturas subterrâneas e executar um desenho urbanístico mais funcional, com um investimento superior a quinhentos mil euros.
O projeto de requalificação, suportado financeiramente pela câmara, arranca no dia 26 de novembro com trabalhos que incluem a reabilitação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas domésticas e pluviais.
A finalidade da obra no referente às infraestruturas subterrâneas é renovar a base do sistema de abastecimento de água, numa extensão de mais de mil e trezentos metros, incluindo a execução de novas ligações domésticas, permitindo resolver problemas frequentes relacionados com colapsos e ruturas estruturais.
Ao nível do saneamento básico, vai ser construída uma nova rede de coletores separativa, ou seja, uma para águas residuais domésticas e outra para águas pluviais, que é mais ecológica, tal como a execução de novos ramais domiciliários. Neste caso, diz a autarquia, vão ser implementados cerca de seiscentos e sessenta metros de coletores para a rede de drenagem doméstica e trezentos para o sistema pluvial, ações que incluem a instalação de câmaras de visita, de novos ramais domiciliários e de sumidouros.
Esta operação contempla ainda uma profunda transformação de superfície nas ruas Camilo Castelo Branco e José de Groot Pombo, com a execução de um novo desenho urbanístico para melhorar a mobilidade, segurança e conforto, destacando-se a implementação de uma rotunda com um diâmetro superior a dez metros nas interseções, das duas ruas em causa, e da General Gomes Freire.
Com a introdução da nova rotunda vai ser modificado o trânsito automóvel, com a adoção de sentidos únicos de circulação, criando zonas de passeio mais amplas e seguras e bolsas de estacionamento longitudinal. No troço da Rua Camilo Castelo Branco a circulação passa a ser feita em exclusivo na direção sul/norte, enquanto a Rua José de Groot Pombo é feita no sentido norte/sul.
A empreitada também engloba a pavimentação integral das vias intervencionadas, sendo que a calçada em granito é reaproveitada para as novas bolsas de estacionamento definidas nesta intervenção urbanística.
Devido à magnitude da operação, poderá ocorrer condicionamentos rodoviários e pedonais pontuais durante a realização dos trabalhos.