Viana do Alentejo cria Observatório Municipal de Educação

 O intuito do município é acompanhar as políticas educativas que têm vindo a ser implementadas.

O observatório irá também monitorizar ao momento os indicadores dos níveis de sucesso, bem como correlacionar esses dados com dados socioeconómicos, culturais de formação da comunidade.

Este foca-se na construção participada e no envolvimento de toda a comunidade educativa e, em linhas gerais, aponta para a prevenção do abandono escolar precoce, a melhoria do sucesso escolar dos alunos e dos indicadores de qualificação e formação da população dos Municípios.

O Portal da Educação (https://educacao.cm-vianadoalentejo.pt) é um sítio web para publicação e partilha de informações de carácter educativo, especialmente dirigida a pais, professores, alunos e educadores em geral. O portal irá disponibilizar informação sobre as escolas do município, oferta formativa, ação social escolar, refeitórios escolares, prolongamento de horário, atividades e projetos, entre outra.

Disponibilizará, igualmente, uma área de consulta e download de documentos de interesse, que estarão catalogados por tema e serão de cariz público. Para o efeito, existirá uma área na qual o técnico do Observatório Municipal de Educação poderá criar temas e editar documentos.