Politécnico de Setúbal associa-se a campanha contra o sexismo

Com o lema “Mobiliza-te contra o Sexismo”, a campanha financiada pelo Conselho da Europa (CE), visa sensibilizar a prevenção e combate a atitudes sexistas.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) faz parte de um conjunto de instituições de ensino superior nacionais a aderir ao projeto. Promovido pelo Lobby Europeu das Mulheres (LEM), a iniciativa decorre em nove países europeus e é dinamizado em Portugal através de uma parceria entre a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), tendo como mote “Sexismo: Repare nele. Fala dele. Acabe com ele”.

Com princípios de “respeito pelas pessoas, da justiça social, da igualdade de oportunidades, da proteção da diversidade cultural”, a finalidade é divulgar e criar o debate público em torno da recomendação do Comité de Ministros do CE aos Estados Membros, em que pela primeira vez se fixou uma definição para sexismo.

De acordo com o documento, o ato de sexismo ocorre quando “qualquer atitude, gesto, representação visual, linguagem oral ou escrita, prática ou comportamento baseados no pressuposto de que uma pessoa ou grupo de pessoas é inferior em razão do sexo, que ocorra na esfera pública ou privada, por via eletrónica ou não”. A partir desta definição os governos dos Estados-membros devem tomar medidas legislativas e políticas para no sentido de prevenir e combater o sexismo. Deste modo identificou-se oito áreas estratégicas chave para prevenir o problema, que são a Linguagem, Comunicação, Justiça, Local de Trabalho, Setor Público, Educação, Cultura e Desporto e Esfera Privada.

Realça-se na declaração que diversas vezes as atitudes de sexismo podem parecer inofensivas, mas são elas as bases para instalar um clima de intimidação, medo e insegurança, que antecede a aceitação da violência (violência física e psicológica, stalking, violação e homicídio), sobretudo contra o género feminino.