Centro de testes e de atendimento a doentes respiratórios abre hoje no Centro de Emprego de Setúbal

O Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 e o Atendimento a Doentes Respiratórios, transferidos do edifício da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, em Vale do Cobro, vai abranger utentes dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

As novas instalações vão ser inauguradas hoje, uma semana depois do previsto, devido a atrasos de ordem técnica relacionados com a adaptação do estabelecimento cedido pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, explicou a autarquia sadina em comunicado.

Devido ao aumento dos casos de Covid-19, a ACES Arrábida – Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida solicitou apoio à câmara de Setúbal e à Comissão Distrital de Proteção Civil para procurar um espaço mais amplo e com melhores condições de atendimento do que o localizado em Vale de Cobro. Consequentemente, a autarquia pediu ao IEFP a cedência de um espaço no Centro de Emprego e Formação Profissional.

O novo ADR – Atendimento a Doentes Respiratórios tem capacidade para atender 216 doentes por dia, ou seja, o dobro dos realizados na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião.

Os doentes com queixas do foro respiratório devem dirigir-se diretamente ao novo ADR, a partir desta segunda-feira. No caso de se terem deslocado primeiro ao Centro Hospitalar de Setúbal, serão encaminhados para o ADR se no momento da triagem lhes tiver sido atribuída a pulseira verde ou azul.

O espaço foi alvo de obras de adaptação pelo município, nomeadamente a montagem de paredes divisórias para criar uma zona isolada, evitando o contacto entre os utentes do atendimento e os funcionários e alunos do centro de formação.

De forma, a garantir a segurança de todos, a autarquia criou, igualmente, condições para delimitar um parque de estacionamento e um acesso próprios, no lado da Rua da Azinhaga dos Trabalhadores, para serem utilizados apenas pelos utentes do ADR.