Seixal apresenta Carta da Qualidade do Ar do Município

O projeto surgiu da necessidade de obter informação sobre a situação real no que diz respeito ao ar que se respira na área do município.

Numa sessão online do Fórum Seixal +, a autarquia apresenta, no próximo sábado através das suas através das páginas de Facebook e Youtube, às 9h00, o projeto da Carta de Qualidade do Ar do Município do Seixal, elaborado pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

O projeto promovido e financiado pela câmara, foi motivado pela necessidade de obter informação sobre a situação real no que diz respeito ao ar que se respira na área do município, segundo a edilidade.

“Este conhecimento é fundamental para a tomada de medidas por parte da autarquia, nas áreas da sua competência, para pressionar as entidades competentes em matéria de qualidade do ar e informar a população, que se tem mostrado preocupada com as questões da poluição atmosférica, em particular com a poluição causada pelo funcionamento da SN Seixal – Siderurgia Nacional, SA”, esclarece.

A Carta da Qualidade do Ar do Município do Seixal, explica o município, dá resposta a estas questões, uma vez que inclui a caracterização das fontes de poluição atmosféricas fixas e móveis e o mapeamento das principais fontes de emissão de poluentes para a atmosfera e dos níveis da qualidade do ar, focando a sua análise nos poluentes atmosféricos legislados para a proteção do ambiente e da saúde humana, bem como a disponibilização dessa informação à população.

A sessão conta com as intervenções de Joaquim Santos, presidente da câmara, e de Joaquim Tavares, vereador do Pelouro do Ambiente. O projeto será apresentado por Carlos Borrego, da Universidade de Aveiro.