Faz esta quarta-feira 34 anos que o Centro Histórico de Évora foi classificado como Património Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
A efeméride é assinalada pela autarquia através de cinco emissões especiais do “Matéria – Magazine Cultural”, com transmissão em direto nas redes sociais e em duas rádios locais.
No total são cinco emissões de 15 minutos cada, com informação sobre o panorama cultural, em que o protagonista é o património da cidade de Évora.
Das comemorações destaca-se a realização de visitas guiadas e entrevistas que vão levantar a ponta do véu sobre o restauro do Palácio de D. Manuel e das obras em curso no Salão Central Eborense e no Teatro Garcia de Resende.
Vão ser também apresentadas as futuras intervenções de valorização das Termas Romanas de Évora, bem como o restauro e reutilização do Aqueduto da Água da Prata (para distribuição de água para os sistemas de rega).
A candidatura a Capital Europeia da Cultura, a Cidade Educadora, o Plano de Salvaguarda do Centro Histórico e a edição do próximo número do boletim “A Cidade de Évora” integram também a efeméride.
Os programas vão ser emitidos entre hoje e domingo, às 12h00.