O equipamento garante a prestação de cuidados mais diferenciados aos utentes do Serviço de Oftalmologia.
O aparelho oftalmológico Laser Yag é o mais recente equipamento adquirido, pelo Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), ao abrigo do Programa Operacional Lisboa2020, custando cerca de 23 mil euros. O equipamento garante a prestação de cuidados mais diferenciados aos utentes do Serviço de Oftalmologia.
Através de um procedimento rápido e eficaz, o Laser Yag serve principalmente para os tratamentos de capsulotomia anterior, capsulotomia posterior após cirurgia da catarata e iridotomia. O aparelho presta também apoio à realização de outras intervenções terapêuticas e diagnósticas, permitindo a visualização do fundo ocular após a capsulotomia posterior em doentes operados às cataratas.
Este instrumento oftalmológico foi adquirido, no âmbito da candidatura “Modernizar para Melhor Cuidar II”, que em janeiro de 2019 autorizou a compra de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia.
“Tendo-se apurado uma poupança na aquisição deste equipamento, na ordem dos 450 mil euros, foi ainda autorizada a compra de mais 20 equipamentos, designadamente, uma central de monitorização para o Serviço de Cardiologia, um intensificador de imagem e quatro eletrobisturis com extratores de fumos para o Bloco Operatório, três histeroscópios para o Serviço de Ginecologia, três cistoscópios para o Serviço de Urologia; um videocolonoscópio, um videogastroscópio e três monitores de visualização de imagem endoscópica para a Unidade de Técnicas Endoscópicas, um sistema de patologia digital e um montador automático de lâminas para o Serviço de Anatomia Patológica”, lê-se numa nota da unidade hospitalar.
Recorde-se que o CHBM já tinha concluído com sucesso duas candidaturas submetidas ao Programa Lisboa2020. Em 2017 adquiriu 18 equipamentos, mais dois do que os previstos inicialmente, para os serviços de Anatomia Patológica, Bloco Operatório, Cardiologia, Oftalmologia, Gastrenterologia, Imagiologia, Pneumologia e Unidade de Cuidados Intensivos, numa quantia de 790 mil euros. Em 2018 comprou 2 novos equipamentos para os serviços de Imagiologia e Ginecologia, o que representou um investimento de 149 mil euros.