Fabrico de Chocalhos celebra 5º aniversário como Património da Humanidade

Para celebrar a conquista do selo da Unesco, o município de Viana do Alentejo vai promover um conjunto de ações para a valorização deste património.

Esta terça-feira, 1 de dezembro, o fabrico de chocalhos celebra o quinto aniversário como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela Unesco, numa candidatura que foi coordenada pelo antropólogo Paulo Lima, em colaboração com uma equipa da qual faziam parte a historiadora Ana Pagará, o fotógrafo Augusto Brázio e o realizador David Mira, entre outros, e liderada pela Turismo do Alentejo / Ribatejo em colaboração com a câmara de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Para celebrar este aniversário, o município de Viana do Alentejo vai promover um conjunto de ações em torno deste património. Ao longo do mês de dezembro vão decorrer algumas iniciativas, com o objetivo de valorizar e promover a arte chocalheira e os seus mestres, tendo em conta a transmissão de uma herança cultural e de uma tradição enraizada na freguesia de Alcáçovas.

As primeiras ações decorrem hoje, com a transmissão online, via Facebook através da página da autarquia a partir das 11h00, do workshop “Arte de fazer chocalhos”, da Fábrica Chocalhos Pardalinho. Também esta terça-feira vai ser lançada a primeira questão do desafio pedagógico “À descoberta do fabrico de chocalhos”, que durante o mês irá pôr à prova os conhecimentos dos internautas. Será, ainda, publicado nas redes sociais do município, o filme oficial da candidatura do Fabrico de Chocalhos, realizado por David Mira.

Já no dia 17 é lançado no Facebook do município, o documentário “GPS – Arte Chocalheira de Alcáçovas”, da autoria do jornalista Luís Godinho, produzido por Luís de Matos e com imagem de Rui Fernandes, dedicado a esta manifestação cultural.

No Paço dos Henriques em Alcáçovas, vai ser apresentada uma exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos, que constitui como um veículo de divulgação, conservação e valorização do fabrico e dos mestres de chocalhos. A exposição, que ocupa o 1º piso do edifício, está dividida em três partes, com a primeira sala a ser dedicada ao fabrico de chocalhos, a segunda à paisagem sonora e sensorial que os chocalhos produzem, e a terceira sala aos mestres chocalheiros. A mostra permanente contempla ainda três outras salas dedicadas ao conjunto artístico-arquitetónico, ao património e à memória oral, onde o visitante é convidado a depositar uma história biográfica. No rés-do-chão, na sala das exposições temporárias, continua patente ao público a Exposição “100 Chocalhos de Excelência, Gente Excelente”, com 100 chocalhos assinados por personalidades nacionais com uma dedicatória ao Alentejo.

Recorde-se que em janeiro de 2016, por ocasião das comemorações da Restauração do Concelho, o município de Viana do Alentejo prestou homenagem aos chocalheiros e esquilaneiros da freguesia de Alcáçovas – Franklim Sim Sim, João Chibeles Penetra, Gregório Sim Sim, Joaquim Vidazinha Sim Sim, José Reis Maia, Francisca Maia, Rodrigo Sim Sim, Guilherme Maia e Francisco Cardoso – com a atribuição da Medalha de Honra do Município.