Para garantir a segurança dos munícipes, a autarquia ofereceu 60 mil máscaras em junho e, este mês, vai entregar igual remessa.
Foram entregues 16 mil máscaras e gel desinfetante às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, GNR, Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal e Bombeiros Mistos do Torrão, sendo que cada uma destas entidades ainda recebeu equipamentos de proteção individual, como luvas e fatos descartáveis. Além dos subsídios correntes, a instituições de solidariedade ainda obtiveram apoios extraordinários.
De modo a permitir que os familiares visitassem os utentes da AURPICAS e da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, o município adquiriu e instalou estruturas modulares para a construção de salas de visitas. Já no Centro Social de Rio de Moinhos foi construída uma divisória.
O Centro Paroquial do Torrão e o Centro Social de Rio de Moinhos receberam ambos uma máquina de lavar para assegurar a higiene dos têxteis das respetivas instituições e utentes.
Em consequência da pandemia, a alimentação, diz a autarquia em comunicado, tornou-se um desafio para muitas famílias, por isso a edilidade tem tentado “suprimir eventuais necessidades através da compra e entrega de alimentos às pessoas em isolamento devido à Covid-19, e através do apoio a agregados carenciadas que irão também receber, em dezembro, 110 cabazes de Natal.
Foi ainda atribuído um subsídio ao Centro Cultural dos Bairros de S. João e Olival Queimado para a aquisição de materiais descartáveis para refeições alimentares e a câmara tem participado na distribuição dos bens alimentares do programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPML) do Centro Cultural e do Banco Alimentar. Foram também oferecidas refeições aos bombeiros de Alcácer e do Torrão.
O Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal levou refeições ao domicílio de alunos de famílias carenciadas, em colaboração com a câmara e a União das Freguesias de Alcácer, tendo a autarquia oferecido, em julho, 180 pacotes de leite para serem distribuídos em conjunto com essas refeições escolares.
Na área da educação, o município avançou igualmente com a aquisição de 24 tablets aos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alcácer e do Torrão, distribuiu equipamentos de proteção individual pelas escolas, atribuiu tapetes desinfetantes ao ensino pré-escolar e à Oficina da Criança, sendo também doados nebulizadores aos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho e Oficina da Criança.