Projeto social alentejano vence prémio internacional

O projeto “Mães Brilhantes – Empowerment de Famílias Monoparentais Femininas” foi um dos cinco premiados a nível nacional pela Fundación Cepsa. Promovido pela Fundação Salesianos de Évora, o projeto irá receber um prémio de 10.415 euros.

O objetivo do projeto é o acompanhamento de mães de famílias monoparentais, em situação de vulnerabilidade, de modo a responder e ser um apoio efetivo nos vários desafios que estas mães e as suas famílias enfrentam. “Mães Brilhantes – Empowerment de Famílias Monoparentais Femininas” assenta no desenvolvimento de competências a vários níveis, nomeadamente parental, pessoal, social e profissional, e é promovido pela Fundação Salesianos de Évora que irá receber um prémio de 10.415 euros.

Para além deste, a Fundación Cepsa premiou “Brigada Sénior”, promovido pela Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento, Investigação e Comunidade (ANADIC); “Uma Casa, Muitas Famílias”, da Associação Aprender em Parceria – A PAR; “Semear Emprega”, da associação Inclusão para a deficiência (BIPP) e “Academia da Mudança”, dinamizado pela Associação Serve the City Portugal (STC). Serão distribuídos, no total, mais de 56 mil euros pelas 5 instituições vencedoras, de forma a apoiar os programas que desenvolvem.

Este ano, a Fundácion Cepsa recebeu um número recorde de candidaturas, num total de 435. Com o objetivo de incluir também ações solidárias relacionadas com a Covid-19, o valor dos prémios foi aumentado para 500 mil euros, mais 100 mil do que em edições anteriores, a distribuir por perto de 40 associações de Espanha, Portugal, Colômbia e Brasil. Criados em 2005, os Prémios de Valor Social têm como objetivo reconhecer e promover a atividade social de diversas entidades que trabalham com grupos muito diversos.