Sines recebe nova valência de hospitalização domiciliária

A nova valência irá abranger, numa primeira fase, os concelhos de Sines e Santiago do Cacém. O doente passa a estar internado no domicílio recebendo os mesmos cuidados que teria numa enfermaria do hospital.

A nova valência começou em funcionamento na segunda-feira na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA). A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) será uma alternativa ao internamento hospital, no qual os doentes passarão a receber os cuidados médicos no conforto do seu lar.

Numa primeira fase, a nova valência abrangerá os concelhos de Sines e Santiago do Cacém. Os destinatários desta nova unidade são os utentes com critérios clínicos de internamento e condições sociais que o permitam a sua hospitalização domiciliária.

Em comunicado, Nuno Mascarenhas, presidente da câmara de Sines, congratula-se com a introdução da nova valência, afirmando que esta medida “está intimamente relacionada com a humanização da saúde, com as condições psicológicas e com o conforto dos pacientes”, tratando-se de uma mais valia para o processo clínico.

A UHD é composta por uma equipa multidisciplinar com médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e sociais. Nas primeiras 24 horas após a admissão, o utente receberá uma visita do médico e do enfermeiro. O internamento em casa funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.