Há ainda 20 surtos Covid-19 em lares e residências para idosos no distrito

Há ainda vinte surtos ativos da Covid-19 em lares e estruturas residenciais do distrito. E já foram realizados 2368 testes a funcionários e colaboradores de cerca de noventa instituições.

Dos 41 surtos da Covid-19 registados entre abril e novembro deste ano em lares e residências para idosos, estão ainda ativos 20, alguns dos quais já justificaram a ação de Brigadas de Intervenção Rápida da Segurança Social.

De acordo com as fontes do Semmais Digital, desde o mês de outubro que estão a ser testados preventivamente, todas as semanas, os recursos humanos das respostas residenciais para pessoas idosas, num total, até à última sexta-feira, de 2368 testes.

“Começamos por testar apenas as instituições com 50 ou mais trabalhadores, mas já universalizámos o processo, pelo que todos os recursos humanos de cerca de 90 instituições que operam neste setor no distrito, incluindo as que não têm qualquer surto detetado, foram objeto desta ação de testagem”, confirmaram as mesmas fontes.

Entretanto, o distrito conta também já com dois espaços, na Base do Alfeite e outro em Grândola, preparados para receber casos positivos da Covid-19, numa parceria estabelecida entre a Segurança Social, Proteção Civil e autoridade da saúde.