Famílias gravam vídeos com mensagens de Natal para idosos em lares de Beja

Cerca de 350 pessoas gravaram 60 vídeos com mensagens de Natal para serem mostrados a familiares idosos nas festas natalícias e/ou na noite de consoada, nos lares onde vivem em Beja, para “encurtar distâncias e atenuar saudades”.

Trata-se da iniciativa “Natal mais perto”, promovida pela câmara de Beja em parceria com seis lares de idosos do concelho, nomeadamente os da Cruz Vermelha Portuguesa, do Centro Paroquial e Social do Salvador, D. José do Patrocínio Dias, Quinta da Navarra, da Sagrada Família e de Santo António.

Segundo o município, a iniciativa visa proporcionar “um momento de alegria na vida” de idosos que estão privados de contactos com os seus familiares, porque “têm de se proteger mais”, devido à pandemia de Covid-19.

A iniciativa é também “uma tentativa de encurtar distâncias” numa época festiva “particularmente importante para as famílias” e de “atenuar as saudades” sentidas entre os idosos e os seus familiares.

Devido à covid-19, o funcionamento dos lares de idosos sofreu “alterações”, “o que se refletiu na privação de contactos dos utentes com os seus familiares, com significativas implicações em termos psicológicos e emocionais nas famílias”, explica o município.

Por isso, a câmara desafiou todas as instituições particulares de solidariedade social do concelho que têm lares de idosos a participaram na iniciativa e seis aderiram.

Ao longo dos últimos três meses, a autarquia apoiou as famílias dos utentes dos seis lares na gravação dos vídeos com as mensagens de Natal.

Ao todo, cerca de 350 familiares gravaram 60 vídeos, que vão ser entregues nos lares para serem mostrados aos idosos para que “possam rever os seus filhos e netos” nas festas natalícias e/ou na noite de consoada das respetivas instituições.

A câmara de Beja agradece a todas as instituições e aos familiares envolvidos e aos trabalhadores do município, que, “de uma forma empenhada, garantiram a concretização” da iniciativa “Natal mais perto”.