Portalegre ostenta escultura alusiva a José Régio

A autarquia pretende homenagear o poeta, considerado uma das grandes figuras da cultura portuguesa. A estátua figurativa foi colocada na Praça da República, entre a sua casa e o liceu, eternizando assim o percurso diário do escritor.

A câmara de Portalegre inaugurou, terça-feira, uma escultura figurativa não realista, alusiva ao poeta e dramaturgo José Régio. A autarquia decidiu homenagear o poeta passados 51 anos da sua morte, colocando uma estatua em sua homenagem na Praça da República, entre a sua casa e o liceu, espaço emblemático da cidade e ligado ao então percurso diário do escritor.

Recorde-se que o poeta, dramaturgo, romancista, contista, crítico, editor, colecionador, foi autor de uma vasta obra que marcou profundamente o séc. XX.

A peça, da autoria da escultora Maria Leal da Costa e José Luís Hinchado Morales, tem como objetivo evocar o cinquentenário da morte de Régio, lembrada conjuntamente pelas câmaras municipais de Vila do Conde, Coimbra e Portalegre, assim como pelas respetivas Direções Regionais, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Centro de Estudos Regianos, ao longo dos anos 2019 e 2020.

Numa nota enviada à redação do Semmais, a autarquia explica que devido à atual situação pandémica que o mundo atravessa não foi possível desenvolver a maior parte das atividades previstas, mas “prevê-se retomar a efeméride assim que possível, para evocar José Régio, uma das grandes figuras da cultura portuguesa de todos os tempos”.