Dark Sky Alqueva conquista título de melhor destino emergente da Europa

O Dark Sky Alqueva ganhou a distinção de Europe’s Best Emerging Destination 2020 (melhor destino emergente europeu) nos International Travel Awards.

Também o Observatório Oficial foi premiado com o Europe’s Best Emerging Attraction 2020 (melhor atração emergente). Estas duas distinções surgem depois de o empreendimento ter ganhado mais um “óscar” para projeto de desenvolvimento turístico do ano nos Wold Travel Awards.

Em comunicado, Apolónia Rodrigues, criadora e coordenadora do Dark Sky, refere que “são mais dois reconhecimentos que contribuem para fortalecer o seu território inserido no Alentejo, a sua rede de parceiros oficiais e a Rede Dark Sky Portugal”.

“O ano de 2020 reforçou a importância dos destinos rurais e de natureza, cuja base de trabalho assenta na sustentabilidade, mas também na diferenciação e inovação. São distinções que nos dão forças para continuar a apostar num projeto que nasceu em 2007 e que teve de ultrapassar muitos obstáculos”.

Recorde-se que, em 2011, “os céus escuros” e as terras douradas do Alqueva tornaram-se o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e “em 2018 o primeiro transfronteiriço”, integrando dez concelhos portugueses e 13 municípios espanhóis em redor do Grande Lago.

Os International Travel Awards foram criados na Índia pela KSA Tourism Marketing e cresceram para envolver participantes e profissionais de todo o mundo. Segundo a organização, participam empresas entre agências ou hotéis, além de órgãos de turismo e outras entidades de mais de 50 países, com mais de 4500 nomeações/candidaturas. O júri apura 280 finalistas para a fase final de avaliação, inclusive com inspeção no local. Daqui, ficam 150 vencedores, com direito às distinções de qualidade na sua categoria.