Autarca de Elvas preocupado com “vários surtos” espalhados pela comunidade

O presidente Nuno Mocinha, alertou hoje que o concelho enfrenta “vários surtos” de covid-19, e apelou à comunidade para adotar medidas preventivas no combate à pandemia.

O autarca, que falava aos jornalistas no decorrer de uma conferência de imprensa sobre a evolução epidemiológica no concelho, indicou que, além de existirem casos de pessoas infetadas em determinadas instituições, a situação está “generalizada” na população.

“Nós temos vários surtos, nós temos algumas instituições, nomeadamente lares, que têm casos positivos, mas, mais do que surtos, nós temos uma contaminação generalizada”, disse.

O boletim publicado hoje pelo município de Elvas sobre a evolução epidemiológica no concelho aponta que estão infetadas 254 pessoas, tendo-se registado desde o início da pandemia quatro óbitos, dois dos quais nas últimas 24 horas.

Na mesmo boletim é também referido que, desde o início da pandemia, foram confirmados 589 casos de infeção e registados 331 casos recuperados.

Dados da Pordata indicam que o concelho de Elvas conta com 20.852 habitantes, estando nesta altura aquela região numa situação de risco muito elevado de contágio.

Questionado pela agência Lusa sobre eventuais surtos em lares de idosos, Nuno Mocinha indicou apenas um surto, no lar da Associação de Beneficência “Amigos da Terrugem” (ABAT).

Sem avançar dados em concreto, o autarca indicou apenas que no lar da ABAT “só há quatro utentes que não estão infetados”, acrescentando ainda que “13 funcionários estão infetados”.

No decorrer da conferência de imprensa, o autarca sublinhou ainda que “não compete” ao município determinar cercas sanitárias ou “encerrar” estabelecimentos de ensino no concelho.

Além de recordar que se encontram encerrados equipamentos culturais e desportivos no concelho, o autarca anunciou que vai “reduzir ao mínimo essencial” a equipa operacional que trabalha nos serviços do município, garantindo, no entanto, que vai ser dada “uma resposta” aos munícipes.

“Nós vamos também reduzir o horário de atendimento ao público para que se proceda ao mínimo de contactos possíveis”, disse.

Alertando para os impactos económicos e sociais que a pandemia está a provocar, Nuno Mocinha apelou aos munícipes para adotarem, “pelo menos nos próximos 15 dias, quanto muito um mês”, medidas preventivas.

“Eu peço, encarecidamente a todos os elvenses, é que sintam no seu ato individual a responsabilidade coletiva. Isto é, depende da nossa atitude individual aquilo que é o resultado coletivo, aquilo que é o resultado de Elvas nos números globais”, acrescentou.

Os dados publicados hoje no relatório da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) divergem dos dados apresentados pela Câmara de Elvas, apontando que há registo naquele concelho de 164 casos ativos.

No relatório da ULSNA é mencionado que o distrito de Portalegre tem 71 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento é referido que o distrito regista 666 casos ativos, 1.720 casos recuperados e 37 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Elvas, com 164 casos. Seguem-se Nisa com 117 casos ativos, Portalegre (96), Marvão (59), Crato (57), Gavião (29), Campo Maior (27), Avis (22), Castelo de Vide e Ponte de Sor (21 casos cada), Alter do Chão (16), Sousel (13), Monforte (12) e Fronteira (11).

Segundo o relatório, no concelho de Arronches não existem casos ativos.

A ULSNA, que sublinha que os dados correspondem ao apuramento das últimas 24 horas e que os mesmos são correspondentes aos apurados por laboratórios públicos, indica ainda que foram feitos até hoje 39.822 testes de diagnóstico no distrito.