Viana do Alentejo assinala 123º aniversário da Restauração do Concelho

As comemorações contam com a apresentação de livros e exposições, que decorrem de 9 de janeiro a 13 com transmissões em direto no Facebook da autarquia.

O município de Viana do Alentejo assinala no próximo dia 13 de janeiro, o 123º aniversário sobre a restauração do Concelho. Para comemorar a data, a autarquia decidiu lançar um programa que será transmitido online no Facebook da autarquia, que decorrerá entre os dias 9 e 13 de janeiro.

O município vai ainda atribuir a medalha de honra à Delegação de Alcáçovas da Cruz Vermelha Portuguesa e a Manuel Manso que durante 37 anos foi pároco em Viana do Alentejo, numa cerimónia que tem lugar no Cineteatro Vianense, a partir das 16h00.

As comemorações começam pelas 16h00 no dia 9 de janeiro, com a apresentação do livro “Uma ilustração por dia acaba com a pandemia?”, de Gabriel Lagarto, no Cineteatro Vianense. Às 21h00 será apresentado “A Vida em Palco II”, de João Maria Ilhéu, na Sociedade União Alcaçovense. O programa continua a 10, dia em será apresentada uma coleção de 12 postais sobre o património imaterial, intitulado “O Concelho de Viana do Alentejo pelo olhar de Jerónimo Heitor Coelho”, no Cineteatro Vianense.

No dia 11, segunda-feira, é apresentado no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Aguiar, pelas 21h00, o livro “O Foral de Aguiar de 1269” de Fátima Farrica, coordenadora científica do projeto do município “Conhecer a História”. Para terça-feira, dia 12, está agendada a apresentação do Calendário para a Igualdade de Género 2021”, no Cineteatro Vianense, pelas 21h00. Esta terceira edição pretende continuar a consciencializar a comunidade para as questões da igualdade de género, dando destaque a profissões que, nos dias de hoje, são exercidas quer por homens, quer por mulheres, sem qualquer tipo de discriminação.

No dia do aniversário, o município termina as comemorações com a transmissão do Jogo do Campeonato Distrital – S. C. Viana x S. C. Alcaçovense, às 21h00.

Paralelamente, a autarquia lançou na Igreja da Misericórdia a exposição de tecelagem “Das Teias – O tear como lareira (e os contos ao luar)”, de Isabel Cartaxo, que estará patente até 17 de janeiro.