Garcia de Orta transfere doentes para o Hospital de São João

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) volta, esta sexta-feira, a receber doentes de Lisboa e Vale do Tejo. Desta vez, é o Hospital Garcia de Orta a transferir pacientes com Covid-19.

Os doentes deverão chegar à unidade hospitalar do norte ainda na noite desta sexta-feira, segundo o Notícias ao Minuto. Ainda não é possível, porém, precisar quantos doentes serão transferidos.

Recorde-se que, na semana passada, o Hospital de São João já tinha recebido doentes de Lisboa e Vale do Tejo, já que os hospitais da região têm registado um número excessivo de internamentos nesta terceira vaga da pandemia.

Situação inversa aconteceu em novembro, altura em que hospitais do Norte chegaram a transferir doentes entre unidades da região e para outras regiões. Em causa esteve também o elevado número de internamentos por Covid-19.

Portugal somou esta sexta-feira mais 10.663 contágios pelo novo coronavírus e 159 mortes relacionadas com a Covid-19 (um novo máximo diário). No total, com esta atualização, o país acumula 528.469 infeções e 8.543 mortes desde o início da pandemia.

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) tem sido, nos últimos dias, a região mais afetada pela pandemia. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, foram reportadas, nas últimas 24 horas, 4.280 contágios e 65 mortes.