Os parques ZILS Global Parques, em Sines, e o BlueBiz Global Parques, em Setúbal, vão ter postos de carregamento de veículos elétricos ou híbridos. Em apenas 15 minutos pode ser carregada a bateria de dois carros em simultâneo.
Com uma das baterias mais rápidas e potentes, a Aicep Global Parques em parceria com a Helexia vai instalar carregadores para veículos elétricos ou híbridos em Sines e Setúbal. O utilizador deve ter acesso à rede nacional da MOBI.E, uma vez que os futuros postos estão disponíveis para quem quiser usar e não exclusivamente para os clientes dos parques.
Ao Semmais, Silvino Malho Rodrigues, vice-presidente da comissão executiva da Aicep Global Parques explica que a empresa “sempre se preocupou com as questões energéticas”, pelo que ao longo dos anos tem vindo a aplicar medidas mais eficientes e sustentáveis, como a implementação de iluminação LED, baterias de condensadores, revestimento dos parques com painéis fotovoltaicos e mais recentemente, em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, decidiram adotar veículos elétricos. “Devemos estar todos envolvidos na política nacional para a transição energética e descarbonização. Neste sentido, vamos implementando medidas que promovem esta incidência energética nos nossos parques industriais”, disse.
Os dois postos de carregamento serão de alta potência, uma vez que com tomadas de 50 kW em DC e tomadas de 43 kW em AC, permitem carregar em simultâneo dois veículos elétricos ou híbridos por apenas 15 minutos.
Associado à rede da MOBI.E., os utilizadores com cartão poderão usufruir do serviço sem que tenham qualquer ligação com os parques, uma vez que segundo, Silvino Malho Rodrigues, trata-se de um projeto integrador, que não será dirigido apenas aos clientes, mas “a quem visite os parques e quiser carregar a viatura sem qualquer constrangimento”.
A operação resulta de um contrato com a multinacional de energia Helexia, que investiu cerca de 100 mil euros em toda a infraestrutura necessária. Durante este mês serão colocados os postos de carga rápida em cada um dos parques, sendo que em Sines o carregador terá energia fotovoltaica.