O futuro gabinete irá apoiar os cidadãos portugueses do concelho que estão emigrados, os que regressam a Portugal e os que pretendem iniciar um processo migratório.
A câmara municipal vai assinar um protocolo com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas para a implementação de um Gabinete de Apoio aos Emigrantes.
A futura estrutura, em articulação com a referida instituição, vai apoiar os cidadãos nas áreas social, jurídica económica e empresarial, educação, emprego, formação profissional, entre outras. O gabinete promoverá ainda ações como a inserção profissional de pessoas que pretendam trabalhar no estrangeiro, através do programa “Informe-se antes de Partir”, e de projetos de investimento no concelho e de desenvolvimento local.
Em comunicado, a autarquia informa que o futuro gabinete terá também ações de apoio a repatriações e a cidadãos “nacionais detidos, condenados ou expulsos dos países de acolhimento, assim como de assistência aos seus familiares em território nacional”.