A autarquia vai iniciar várias obras que, mediante a sua complexidade, poderão estender-se até ao próximo ano, como a construção da Loja do Cidadão, do Centro de Recolha de Animais e do edifício anexo à Galeria Municipal.
O executivo municipal do Montijo vai reforçar o investimento público programado no Plano Plurianual de Investimentos com 9,8 milhões de euros. Citado em comunicado, o presidente Nuno Canta esclarece que “ao saldo de gerência de 2020, no valor de 11 382 246,76 euros, serão afetos 1,5 milhões de euros para despesa corrente e 9,8 milhões de euros para a despesa de capital, o que vai permitir reforçar a economia local e certamente nacional”.
Para este ano, a autarquia prevê uma extensa lista de obras, apoios e aquisições que contempla diversas áreas como a educação, espaço público, arruamentos, edifícios municipais, espaços desportivos e habitação.
Na educação, o município vai alugar contentores novos para substituir os pavilhões degradados na EB. D. Pedro Varela, sem que seja necessário interromper a atividade escolar, e vai intervencionar a EB da Liberdade e a Escola da Atalaia, reforçando a oferta da rede escolar.
A autarquia vai reforçar ainda os equipamentos afetos ao combate da Covid-19, nomeadamente, para apoio às IPSS, às corporações de bombeiros e limpezas urbanas, na ordem dos 200 mil euros. A aquisição de uma ambulância e criação de uma Equipa de Emergência Médica e Socorro será outra das medidas de apoio aos Bombeiros Voluntários de Canha.
Estão previstas ainda a construção a Loja do Cidadão, do Centro de Recolha de Animais e do edifício anexo à Galeria Municipal e a reabilitação da Biblioteca Municipal, o Pátio de Água e o largo da feira da Atalaia.
No plano de investimentos municipais, entre outras empreitadas, a autarquia vai proceder à “renovação do parque infantil do Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro, que contará com equipamentos lúdicos, numa homenagem às flores do Montijo” referiu o presidente revelando que o parque contará, também, com a instalação de uma peça escultórica.
O reforço do orçamento engloba, ainda, pavimentações pedonais e a construção de novas ciclovias na cidade.