O objetivo da autarquia é aumentar a capacidade de tratamento e valorização dos resíduos verdes recolhidos para depois serem transformados em estilha ou serradura, voltando a depositar no solo as substâncias nutritivas e os minerais.
A Câmara de Viana do Alentejo adquiriu um bio triturador, fruto de uma candidatura realizada em parceria com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. O novo equipamento florestal tem como objetivo triturar os sobrantes das limpezas das faixas de gestão de combustível, assim como o tratamento dos resíduos resultantes dos trabalhos de poda e limpeza de árvores, transformando-os em estilha ou serradura para voltar a depositar no solo as substâncias nutritivas e os minerais.
Numa nota de imprensa, a autarquia explica que o bio triturador vai “permitir acabar com a colocação deste tipo de material nos aterros, com os custos inerentes, não só à própria deposição, mas ao transporte e horas de trabalho dos funcionários, bem como o desgaste de materiais e homens, minimizando os custos e reduzindo os problemas ambientais”, reduzindo o risco de incêndio ao acabar com as queimas de sobrantes de limpeza de vegetação. яндекс