Vacinação na península de Setúbal começou hoje com 250 pessoas

Os agrupamentos de Saúde de nove concelhos começaram a receber pessoas prioritárias. À medida que chegarem mais vacinas mais alguns polos serão abertos.

A vacinação contra a Covid-19 de pessoas prioritárias começou hoje na península de Setúbal. Neste primeiro dia estão a ser vacinadas 250 pessoas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Almada/Seixal, Arrábida e Arco Ribeirinho.

De acordo com informação recolhida pelo Semmais Digital junto da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o processo de vacinação iniciou-se, no ACES Almada/Seixal, com a inoculação de bombeiros em dois polos diferentes. No primeiro, no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, no Feijó, foram vacinados 68 bombeiros. Já no Pavilhão Multiusos da Quinta da Marialva, em Corroios, foi administrada a vacina a 43 efetivos da corporação do Seixal.

Nestes concelhos existem ainda de mais três polos de vacinação que serão acionados quando o número de vacinas recebidas assim o justificar. Estão instalados no Pavilhão Municipal da Charneca de Caparica (Almada), Pavilhão da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Paulo da Gama (Amora/Seixal) e no Pavilhão Portugal, Cultura e Recreio (Arrentela/Seixal).

Outros três concelhos (Setúbal, Sesimbra e Palmela) iniciaram, via ACES Arrábida, o processo. A informação prestada pela ARSLVT é a de que terão sido vacinadas 100 pessoas apontadas como prioritárias e ainda um grupo de 132 bombeiros.

O ACES Arrábida dispõe de três outros polos de vacinação em grande escala que serão acionados quando o número de vacinas recebidas assim o justificar. Esses polos localizam-se no Cais 3 – Porto de Setúbal, no Pavilhão Municipal do Pinhal Novo (Palmela) e no Pavilhão Municipal da Quinta do Conde (Sesimbra).

Por fim, no ACES Arco Ribeirinho, que abrange os concelhos de Montijo, Barreiro, Alcochete e Moita, foram vacinados uma centena de utentes no pavilhão da Escola Secundária de Santo André, no Barreiro.

A ARSLVT indicou ainda que os bombeiros das corporações dos concelhos do Montijo e Alcochete serão vacinados amanhã nas Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) do Montijo e de Alcochete, respetivamente. Os elementos das corporações do Barreiro e da Moita serão vacinados também no sábado, na UCSP Quinta da Lomba.

O ACES Arco Ribeirinho dispõe ainda de mais três polos de vacinação em grande escala que serão acionados quando o número de vacinas recebidas assim o justificar. Esses polos localizam-se no Pavilhão de Exposições da Moita, Pavilhão Municipal nº2 de Montijo/Pavilhão Desportivo do Esteval e no concelho de Alcochete. No caso dos utentes inscritos nas unidades da área rural do Montijo, a vacinação realizar-se-á na UCSP Montijo Rural – Polo de Pegões/Polo de Canha.

Toda esta operação de vacinação está a ser acompanhada por várias entidades do Serviço Nacional de Saúde, sendo que o processo de vacinação na comunidade conta com o apoio dos municípios, Proteção Civil, corporações de bombeiros, militares e forças de segurança.