Epiroc vai construir oficina de reparação de veículos mineiros em Aljustrel

A empresa Epiroc Portugal vai construir uma oficina de reparação de veículos utilizados em operações mineiras na Zona Industrial de Aljustrel, no distrito de Beja, anunciou a multinacional sueca.

Segundo avançou ontem à Lusa o responsável pela linha de negócios da Epiroc em Portugal, Nuno Quinteira, as obras terão “início ainda durante o primeiro trimestre de 2021, devendo estar concluídas até ao final do ano”.

A empresa não divulgou o valor do investimento, mas Nuno Quinteira sublinhou que “este é, sobretudo, uma demonstração clara do empenho da Epiroc em fortalecer o seu apoio aos clientes do setor mineiro”.

A nova oficina de reparação de veículos de exploração mineira em Aljustrel será instalada num terreno da zona industrial da vila alentejana, com uma área total de 8.988 metros quadrados.

O licenciamento do projeto “já foi aprovado” pela câmara de Aljustrel e o “concurso para a adjudicação da construção já foi lançado”, acrescentou.

A oficina terá um edifício central, com quatro baias de estacionamento e reparação de máquinas pesadas.

Será ainda criada uma outra zona de trabalho, onde serão instaladas pontes rolantes e estão previstos compartimentos para lavagem e reparação de peças, bem como um armazém para peças e ferramentas.

Já os escritórios serão instalados junto à oficina e com acesso direto à mesma, servindo como apoio aos trabalhadores, contando com zonas de trabalho para técnicos, áreas administrativas, copa, balneários, instalações sanitárias e uma sala multiusos.

Está ainda prevista uma zona de lavagem exterior, zonas de montagem e para cargas e descargas, bem como um parque de estacionamento de máquinas e de ligeiros.

De acordo com Nuno Quinteira, a nova oficina da Epiroc vai ser criada em Aljustrel dado existirem duas minas ativas na região, em Aljustrel e em Neves-Corvo (Castro Verde), e o apoio prestado pela câmara municipal ao projeto.

“Além de se situar em pleno ‘coração’ da região mineira, o apoio e a vontade demonstrados pela autarquia em que levássemos para Aljustrel este projeto deu-nos uma confiança acrescida de que estávamos a fazer a escolha correta”, disse.

O projeto da Epiroc em Aljustrel foi inicialmente previsto para estar concluído no primeiro semestre de 2020, mas acabou por ser adiado devido ao “processo de reorganização do grupo, que recentemente criou a região Ibéria”.

Isso “teve um impacto no planeamento deste projeto, inicialmente pensado para atender às necessidades dos clientes portugueses, em especial os que operam na faixa piritosa portuguesa”” justificou Nuno Quinteira.

Com esta reorganização, continuou, “surge também o potencial de servir os clientes do outro lado da fronteira, tornando necessário reavaliar o projeto para garantir que este responda às necessidades do mercado ibérico”.

A nova oficina em Aljustrel vai levar a Epiroc a reorganizar a sua operação na região, que conta atualmente com 40 colaboradores, “não estando prevista a contratação imediata de mais pessoas”.

“Ainda assim, esta necessidade será continuamente revista de acordo com as exigências do mercado após o arranque das operações neste complexo”, garantiu Nuno Quinteira.

Fundada em 2017 na Suécia, a partir da Divisão de Construção e Minas da Atlas Copco, a Epiroctem sede em Estocolmo e conta “com 145 anos de experiência, qualidade e performance”.

A empresa, que tem 14 mil funcionários, opera em mais de 150 países e fornece equipamentos de perfuração e exploração de superfície e subterrânea, transporte e carregamento, acessórios hidráulicos, aço de perfuração e respetivos serviços de pós-venda.