Na última edição, a junta venceu galardão pela primeira vez, tendo sido uma das duas freguesias alentejanas a conseguir a distinção. O galardão pretende desenvolver eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.
A recandidatura ao galardão Eco-Freguesia XXI da Junta de Freguesia de Santo André foi formalizada segunda-feira. Na última edição, a junta venceu o galardão com um total de 63,8% nos parâmetros que avaliavam o desenvolvimento e motivação para a implementação de ações à escala local que contribuíam para uma comunidade mais sustentável.
Para este ano, o presidente da junta de Santo André, David Gorgulho, afirma que não quer apenas o galardão como também quer fazer melhor de que em 2019. “A conquista de 2019 foi uma motivação-extra. Na altura, referi que seria o mote para muito trabalho e que não nos acomodaríamos. Estamos confiantes, pois temos lutado muito pela nossa evolução neste campo”, assume o presidente, sentindo-se confiante na vitória pelo segundo ano consecutivo.
O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.






