Município de Almada e Universidade Nova valorizam “Almada Velha”

O projeto elaborado por arqueólogos da autarquia e investigadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas pretende criar uma estratégia de valorização e divulgação do património municipal.

A câmara de Almada e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, num trabalho conjunto, estão a elaborar o projeto “Almada Velha”, que visa a valorização patrimonial do núcleo histórico urbano, através da sua devolução à fruição pública, consolidando, simultaneamente, as estruturas municipais relacionadas com esta área.

Segundo a autarquia, o projeto está a ser elaborado por uma equipa multidisciplinar de arqueólogos da Câmara Municipal de Almada e investigadores e docentes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A equipa responsável irá desenvolver ações no domínio da educação patrimonial e da arqueologia pública e colaborativa, incluindo a “criação e implantação de uma estratégia de valorização e divulgação do património”, como a criação de um circuito de visita, exposições e até a criação de conteúdos para as redes sociais.

O projeto incide nos domínios da arqueologia medieval e moderna, arqueologia urbana, comunicação e valorização do património, estudos sobre cultura material e gestão de coleções arqueológicas.