No âmbito da iniciativa cultural em rede “Mural 18” foram sorteados os artistas que vão pintar murais originais nos municípios da área metropolitana de Lisboa. No bairro do Esteval a eleita foi Tamara Alves.
A iniciativa terá início no dia 21 de abril e, através da plataforma “Mural 18”, os interessados poderão acompanhar ao vivo a pintura dos murais. No Montijo, Tamara Alves ficou responsável pela pintura de um mural de arte urbana na empena do prédio localizado na rua Jorge de Sena 227, no bairro do Esteval.
A artista visual e ilustradora portuguesa, atualmente radicada em Lisboa, é licenciada em artes (ESAD-IPL) e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas (FBAUP) tendo como tema de investigação “Ativismo Público em Contexto Urbano”.
Durante a sua carreira artística, Tamara Alves tem vindo a tecer uma narrativa que celebra de forma crua e poética a vitalidade primitiva das fortes sensações, do devir animal, da paixão bruta, em oposição à deliberação racional.
Partindo da ideia de que os nossos instintos são o que nos define, a artista invoca um universo de figuras humanas (femininas) e animais em interação com a paisagem natural e objetos imbuídos de uma forte carga simbólica que nos convida a abraçar sentimentos, como um selvagem e indomado força motriz.