Intervenção de renovação da frota do município decorreu entre 2014 e 2020, e implicou um investimento de cerca de 1 milhão e meio de euros.
Em comunicado, a autarquia de Alcácer do Sal informa que adquiriu, desde 2014, 26 novas viaturas e máquinas numa operação de renovação da frota planeada pelo município. Este projeto, com um investimento na ordem de 1.530.500,36 euros, dá resposta a um conjunto de viaturas e máquinas que necessitavam de manutenção constante, assim como à necessidade de outras precisarem de ser substituídas devido ao limite de idade de serviço atingido. Esta intervenção permite assim melhorar as condições de trabalho dos colaboradores do município – “a par da modernização de ativos ao serviço da população em áreas variadas, tais como o transporte escolar e urbano, intervenções de água e de saneamento e até na recolha de resíduos”, informa a autarquia em comunicado.
“Nesta estratégia de modernização foram adquiridos, desde 2014 e até à corrente data: 10 viaturas de caixa aberta, quatro autocarros (um de 28 lugares, outro de 30 e mais dois de 12 lugares), três viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos, dois tratores, um camião, uma varredora mecânica, uma lavadora mecânica, uma roçadora hidráulica, uma viatura de nove lugares, uma viatura para trabalhos em altura e uma viatura de desobstrução e aspiração”, lê-se na mesma nota.
Os setores que maior investimento aferiu foram os de resíduos e limpeza, no valor de quase 470 mil euros, seguindo-se o setor de gestão de frota que recebeu um investimento que ascende os 420 mil euros. Já a área de saneamento arrecadou cerca de 116 mil euros.
Para este ano, a câmara prevê uma verba de 230 mil euros para continuar o projeto de renovação da sua frota.