A atividade, organizada pela Escola Superior de Educação do polo universitário de Almada, na qualidade de Escola Associada UNESCO, vai reunir especialistas de várias áreas e membros da sociedade civil numa semana alusiva à igualdade de género, entre 8 e 13 de março.
Segunda-feira, dia 8, a programação da Semana da Igualdade de Género tem início com a comemoração do Dia Internacional da Mulher que inclui tertúlias, workshops e várias mesas redondas. Catarina Marcelino, vice-presidente do Instituto da Segurança Social e ex-secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade, assim como Judite Primo docente da Universidade Lusófona e Elisabete Brasil, investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e formadora em Violência Doméstica e de Género, são as convidadas da primeira mesa redonda dedicada ao tema “Desafios para o empoderamento feminino”.
A Escola Superior de Educação de Almada selecionou, para esta Semana da Igualdade de Género, um conjunto de temáticas com o propósito de estimular a reflexão e a partilha de experiências em relação aos desafios que a sociedade atual coloca a homens e mulheres. “É o caso de temas como a emancipação feminina, o lugar da mulher na literatura, a abordagem da igualdade de género junto das crianças como conteúdo central na promoção da cidadania, os estereótipos associados ao profissional masculino no exercício da docência na educação infantil, até ao lugar da figura paterna na educação dos filhos” refere no mesmo comunicado.
O Instituto Piaget pretende, com esta iniciativa, proclamar pelo 4º objetivo de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, no sentido de se contribuir para a abolição de desigualdades entre géneros na educação, independentemente da faixa etária, do nível de habilitações e do contexto de intervenção. “Atendendo ainda às significativas desigualdades e constante desvalorização geralmente associada a diversos serviços desempenhados por mulheres, este ciclo de eventos assume também um espaço para promoção do empoderamento feminino, por meio de um workshop sobre o tema “Empreendedorismo no Feminino”. Um desafio assumido pelo Piaget como contributo para o 5º objetivo de Desenvolvimento Sustentável, consagrado precisamente à Igualdade de Género.
A organização desta iniciativa é composta pelos professores universitários Alda Bernardes, Ana Leitão e Miguel Feio, e “conta igualmente com a colaboração do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), podendo ser acompanhado através das transmissões em direto via rede social Facebook do Instituto Piaget ou da plataforma Zoom” devido ao contexto pandémico atual, lê-se no comunicado de imprensa do Instituto Piaget enviado à nossa redação.