CVRA assinala Dia Internacional da Mulher com webinar “Mulheres à volta do vinho”

A iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana acontece esta segunda, dia 8, e conta com a presença de Cecília do Carmo, produtora na Adega do Montado, Sandra Gonçalves, enóloga do Dona Maria Wines, e Maria Manuel Pica, diretora de exportação na Quinta do Paral.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) assinala o Dia Internacional da Mulher com uma webinar dedicada às “Mulheres à Volta do Vinho”. A iniciativa faz parte de um conjunto de sessões do evento “Vinhos do Alentejo Webinar Sessions” e tem início marcado para as 17h00 de hoje, com uma conversa que “pretende inspirar outras mulheres a singrarem no setor vitivinícola”, refere a CVRA em comunicado. Cecília do Carmo, produtora na Adega do Montado, Sandra Gonçalves, a enóloga do Dona Maria Wines e, Maria Manuel Pica, diretora de exportação na Quinta do Paral, são os rostos de referência deste webinar que vão partilhar o seu percurso académico e profissional com todos os participantes da iniciativa.

Num setor em que cada vez mais mulheres assumem lugares de direção, o presidente da CVRA, Francisco Mateus, defende que “esta é uma data a assinalar pelo importante papel que a mulher tem na nossa sociedade. Aproveitando a efeméride, a CVRA tenta cativar o público feminino sobre o tema vinho, produto este que vive muito de sensações e em que, muitas vezes, é a mulher a decisora sobre o que comprar ou escolher” e acrescenta que “não tenho dúvidas em afirmar que o setor do vinho está mais rico pela presença de um maior número de mulheres”.

A sessão é gratuita e está inserida num conjunto de webinares que a CVRA tem desenvolvido desde 26 de fevereiro, com temas que são postos em cima da mesma que vão desde as provas de vinho, o enoturismo, a sustentabilidade e todo o processo de criação de vinhos, desde a uva à garrafa.

Da programação “Vinhos do Alentejo Webinar Sessions”, promovido pela CVRA, destacam-se outras sessões: “Sustentabilidade: Futuro dos Vinhos do Alentejo” que acontece a 18 de março, pelas 15 horas e, uma semana depois, a sessão “Da Uva à Garrafa” agendada para as 15 horas de 25 de março. No último dia da iniciativa, que decorre a 31 de março, a CVRA convida para a sessão: “Oportunidades de mercado do Vinho no Brasil”, ainda com horário por definir.

As sessões decorrem na plataforma Zoom e estão limitadas a 100 participantes. Caso se exceda o número de inscrições, a organização garante ser possível assistir às sessões, em direto, através do Youtube dos Vinhos do Alentejo.