Rede Municipal de Bibliotecas de Almada dinamiza a Semana da Leitura 2021

Até 19 de março, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, associada ao projeto do Plano Nacional de Leitura de 2027, e em conjunto com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove a Semana da Leitura 2021. Este ano, com o mote “Ler sempre. Ler em qualquer lugar” e com uma programação recheada de oficinas, tertúlias e conversas sobre livros.

Do plano da Semana de Leitura que visa “promover hábitos de leitura e de escrita”, destaca-se a sessão dedicada à “Hora do conto” com “Histórias de (en)contar de um lobo que não gostava de matemática”, a decorrer diariamente até ao último dia do evento. Há também lugar para sessões de oficinas. “O Cérebro Leitor” no dia 12; “Com expressão e coração, uma história na mão” que acontece às 14h30 do dia 17, e a “Oficina de Escrita Criativa” dinamizado por Bruno Batista às 18h30 de 16 de março.

Outra das propostas da Semana da Leitura passam pela conversa informal apresentada por Lúcia Vicente, “Tertúlia sobre igualdade de género”, que leva os participantes “ao campo das identidades de género, que devem ser esclarecidas, discutidas e integradas” na procura dos direitos de igualdade de géneros. A sessão acontece no dia 16, às 15 horas.

Para o último dia da semana dedicada à leitura, a 19 de março, a programação reserva-nos “Conversas à volta dos livros”, uma tertúlia sobre a leitura dos adultos e dos pais com crianças e jovens, dinamizada pela escritora Margarida Fonseca Santos e a contadora de histórias, Isabel Peixeiro.

A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada convida, ainda, todos os leitores a partilhar sobre o que têm andado a ler durante estes tempos de confinamento, através do envio de “curtos vídeos ou podcast” a enviar para o email biblactividades@cma.m-almada.pt, indica a Câmara Municipal de Almada à nossa redação.

Devido ao contexto pandémico atual, a iniciativa deste ano decorre no formato online na página de Internet da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada, no Youtube da câmara municipal de Almada e no Facebook da Cultura Almada Minha.